User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Oração diária - 2023-02-02

Presença de Deus

Estar presente é chegar igual a si próprio e abrir-se ao outro.
Neste instante em que chego aqui, Deus está presente à minha espera.
Deus chega sempre antes de mim, e com maior desejo
de estar comigo do que o meu amigo mais íntimo.
Paro um momento para saudar este Deus que me ama
e que está sempre à minha espera.

Liberdade

Se Deus estivesse a tentar dizer-me alguma coisa, será que eu compreendia?
Se Deus estivesse a confortar-me ou a desafiar-me, será que eu dava conta?
Peço a graça de estar liberto(a) das minhas preocupações
e de estar aberto(a) ao que Deus me está a dizer.

Tomada de Consciência

Como é que me sinto? Alegre? Triste?
Posso sentir-me bem comigo mesmo(a), em paz, contente por aqui estar.
Ou posso também sentir-me frustrado(a), preocupado(a)ou de mau humor.
Tomo consciência do meu verdadeiro estado de espírito neste momento.
É o verdadeiro eu que Deus ama.

A Palavra de Deus

Lucas 2, 22-32

Naquele tempo, chegado o tempo da cerimónia da sua purificação, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino ao templo de Jerusalém para o apresentarem ao Senhor. É que na Lei de Deus está escrito: Se o primeiro filho que nascer for menino, deverá ser consagrado ao Senhor. José e Maria ofereceram também um sacrifício, como manda a lei: um par de rolas ou dois pombinhos. Ora vivia nessa altura em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era bom e muito piedoso e esperava que Deus mandasse a salvação ao povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e tinha-lhe assegurado que não havia de morrer sem ver o Messias enviado por Deus. Simeão foi ao templo, guiado pelo Espírito Santo. E quando os pais do menino Jesus lá entravam para cumprirem o que a lei mandava a respeito dele, Simeão tomou-o nos braços, deu graças a Deus e disse: "Agora, Senhor, já podes deixar-me morrer em paz, pois cumpriste a tua palavra! Já vi com os meus olhos o Salvador que enviaste para todos os povos. Ele é luz que iluminará os pagãos e glória de Israel, teu povo."

Algumas pistas sobre a leitura de hoje

Active
Default
  • A Festa da Apresentação pode acontecer todos os dias se eu quiser. Isso porque quando rezo, estou me apresentando diante de Deus. Deus e eu nos encontramos diretamente. Quando Jesus nos diz para rezar sempre, ele está nos convidando a viver nossa vida com esta consciência de Deus.
  • Como Simeão, posso levar a criança nos braços. Talvez a criança acorde e sorria para mim. O que se passa no meu coração quando isso acontece? Simeão louvou a Deus. Dou graças por Deus ser apresentado a mim de uma forma tão tangível e vulnerável.

Conversa

Lembrando-me que Deus continua aqui comigo,
imagino o próprio Jesus à minha frente, de pé ou sentado,
e digo-lhe tudo aquilo que me vai na cabeça,
tudo aquilo que me vai no coração,
falando-Lhe como a um amigo.

Conclusão

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Assim como era no princípio, agora e sempre.

Amen

Agradecemos o seu feedback acerca do site, sugestões de melhorias e comentários a respeito do significado pessoal da experiência de oração.

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses