User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Oração diária - 2023-01-31

Presença de Deus

Paro por um momento
e penso no amor e na graça
que Deus derrama sobre mim,
criando-me à sua imagem e semelhança,
tornando-me seu templo.

Liberdade

Deus não é alheio à minha liberdade:
só o Espírito pode encher de vida os meus desejos mais profundos,
conduzindo-me suavemente para o bem.
Peço a graça de deixar que o Espírito me encha e me conduza.

Tomada de Consciência

Como é que me sinto? Alegre? Triste?
Posso sentir-me bem comigo mesmo(a), em paz, contente por aqui estar.
Ou posso também sentir-me frustrado(a), preocupado(a)ou de mau humor.
Tomo consciência do meu verdadeiro estado de espírito neste momento.
É o verdadeiro eu que Deus ama.

A Palavra de Deus

Marcos 5, 21-43

Depois de Jesus ter atravessado, no barco, para a outra margem, reuniu-se uma grande multidão junto dele, que continuava à beira-mar. Chegou, então, um dos chefes da sinagoga, de nome Jairo, e, ao vê-lo, prostrou-se a seus pés e suplicou instantemente: «A minha filha está a morrer; vem impor-lhe as mãos para que se salve e viva.» Jesus partiu com ele, seguido por numerosa multidão, que o apertava.
Certa mulher, vítima de um fluxo de sangue havia doze anos, que sofrera muito nas mãos de muitos médicos e gastara todos os seus bens sem encontrar nenhum alívio, antes piorava cada vez mais, tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-lhe, por detrás, nas vestes, pois dizia: «Se ao menos tocar nem que seja as suas vestes, ficarei curada.» De facto, no mesmo instante se estancou o fluxo de sangue, e sentiu no corpo que estava curada do seu mal. Imediatamente Jesus, sentindo que saíra dele uma força, voltou-se para a multidão e perguntou: «Quem tocou as minhas vestes?» Os discípulos responderam: «Vês que a multidão te comprime de todos os lados, e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’» Mas Ele continuava a olhar em volta, para ver aquela que tinha feito isso. Então, a mulher, cheia de medo e a tremer, sabendo o que lhe tinha acontecido, foi prostrar-se diante dele e disse toda a verdade. Disse-lhe Ele: «Filha, a tua fé salvou-te; vai em paz e sê curada do teu mal.» Ainda Ele estava a falar, quando, da casa do chefe da sinagoga, vieram dizer: «A tua filha morreu; de que serve agora incomodares o Mestre?» Mas Jesus, que surpreendera as palavras proferidas, disse ao chefe da sinagoga: «Não tenhas receio; crê somente.» E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Ao chegar a casa do chefe da sinagoga, encontrou grande alvoroço e gente a chorar e a gritar. Entrando, disse-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu, está a dormir.» Mas faziam troça dele. Jesus pôs fora aquela gente e, levando consigo apenas o pai, a mãe da menina e os que vinham com Ele, entrou onde ela jazia. Tomando-lhe a mão, disse: «Talitha qûm!», isto é, «Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!» E logo a menina se ergueu e começou a andar, pois tinha doze anos. Todos ficaram assombrados. Recomendou-lhes vivamente que ninguém soubesse do sucedido e mandou dar de comer à menina.

Algumas pistas sobre a leitura de hoje

Active
Default
  • Aqui encontramos situações em que as soluções humanas falham. “Ela está à beira da morte”… “Ela piorou”… “Ela está morta.” Mas Jesus confronta a desesperança humana. As necessidades dos doentes e a fé dos interessados ​​suscitam nele uma resposta compassiva. Ele é carinhoso com as duas mulheres. Ele chama uma de 'filha!' e a outra de 'garotinha' (literalmente 'cordeirinho').
  • Na minha necessidade, também posso recorrer a Ele e encontrar a cura. Essa cura se concentrará em meu coração – minha negatividade, mau humor, respostas ofensivas, dureza. Ele está sempre tentando me ajudar a crescer no amor. Então, posso me tornar uma presença terna e curadora para aqueles ao meu redor.

Conversa

Como é que a palavra me tocou? Deixou-me indiferente?
Consolou-me ou levou-me a agir de maneira diferente?
Imagino Jesus ao pé de mim, volto-me para ele
e partilho com ele os meus sentimentos.

Conclusão

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Assim como era no princípio, agora e sempre.

Amen

Agradecemos o seu feedback acerca do site, sugestões de melhorias e comentários a respeito do significado pessoal da experiência de oração.

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses