User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Oração diária - 2022-08-11

Presença de Deus

Lembro, enquanto aqui estou sentado(a), que
Deus me olha com amor e me sustenta.
Paro por um momento e penso nisto.

Liberdade

"Nestes dias, Deus tem sido o meu professor,
ensinando-me tal como um professor ensina um aluno de escola" (Santo Inácio).
Tomo consciência de que há coisas que Deus tem ainda para me ensinar
e peço a graça de saber ouvir os seus ensinamentos e de me deixar transformar por eles.

Tomada de Consciência

Como é que me sinto? Alegre? Triste?
Posso sentir-me bem comigo mesmo(a), em paz, contente por aqui estar.
Ou posso também sentir-me frustrado(a), preocupado(a)ou de mau humor.
Tomo consciência do meu verdadeiro estado de espírito neste momento.
É o verdadeiro eu que Deus ama.

A Palavra de Deus

Mateus 18, 21-19, 1

Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Não até sete, mas até setenta vezes sete. "Por isso, o Reino dos céus é como um rei que queria acertar contas com os seus servos. Trouxeram à sua presença um servo que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. "O servo prostrou-se diante dele e implorou-lhe: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo'. O senhor daquele servo teve compaixão dele, anulou a dívida e deixou-o ir. "Mas, quando aquele servo saiu, encontrou um dos seus companheiros, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga-me o que me deves!' "Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: 'Tem paciência comigo, e eu pagar-te-ei'. "Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. "Então o senhor chamou o servo e disse-lhe: 'Servo mau, anulei toda a tua dívida porque me imploraste. Não devias ter tido misericórdia, como eu tive de ti?' Irado, o senhor entregou-o aos algozes, até que pagasse tudo o que devia. "Assim também vos fará meu Pai, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão". Quando acabou de falar, Jesus saiu da Galileia e foi para a região da Judeia, no outro lado do Jordão.

Algumas pistas sobre a leitura de hoje

Active
Default
  • A dívida é uma coisa enorme. É incapacitante e mantém as pessoas presas na pobreza ou na dependência. Traz vergonha e perda de poder. Jesus pagou a dívida por nossos erros ou escolhas pecaminosas. Os humanos não estão mais em dívida com Deus. Estamos em um relacionamento livre com Deus. Como cristãos, somos solicitados a fazer o mesmo pelos outros. Podemos não esquecer uma mágoa, mas o perdão vem do coração, portanto, muda os relacionamentos.
  • Pode haver pessoas em sua vida de quem você busca perdão ou pode haver pessoas que o magoaram de alguma forma. Reserve um tempo para refletir sobre isso e convide o Senhor para guiá-lo de volta ao relacionamento correto com eles. Quais são as áreas de sua vida onde você precisa experimentar o toque de cura ou o perdão de Deus? Reserve um tempo para ouvir como o Senhor deseja que a reconciliação aconteça para você.

Conversa

O que é que sinto quando rezo?
Sinto-me consolado(a), perturbado(a), indiferente?
Imagino Jesus aqui e agora, de pé ou sentado ao meu lado,
abro-lhe o coração e conto-lhe tudo.

Conclusão

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Assim como era no princípio, agora e sempre.

Amen

Agradecemos o seu feedback acerca do site, sugestões de melhorias e comentários a respeito do significado pessoal da experiência de oração.

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses