User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Oração diária - 2022-08-04

Presença de Deus

Paro por um momento
e penso no amor e na graça
que Deus derrama sobre mim,
criando-me à sua imagem e semelhança,
tornando-me seu templo.

Liberdade

Se Deus estivesse a tentar dizer-me alguma coisa, será que eu compreendia?
Se Deus estivesse a confortar-me ou a desafiar-me, será que eu dava conta?
Peço a graça de estar liberto(a) das minhas preocupações
e de estar aberto(a) ao que Deus me está a dizer.

Tomada de Consciência

Existo numa teia de relações - com a natureza, com os outros, com Deus.
Identifico os laços que me unem às coisas, aos outros e a Deus
e agradeço a vida que através deles continua e se renova.
Algumas destas relações estão distorcidas ou foram cortadas:
posso sentir arrependimento, fúria ou desilusão.
Peço o dom da aceitação e do perdão.

A Palavra de Deus

Mateus 16, 13-23

Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". "E vocês?", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz és tu, Simão, filho de João! Porque isto não te foi revelado pela carne ou o sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno nada poderão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus; o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus". Então advertiu os seus discípulos para que não contassem a ninguém que ele era o Cristo. Desde aquele momento, Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!" Jesus virou-se e disse a Pedro: "Afasta-te de mim, Satanás! És para mim uma pedra de tropeço, não pensas nas coisas de Deus, mas nas dos homens".

Algumas pistas sobre a leitura de hoje

Active
Default
  • Esta é uma passagem poderosa sobre Jesus como o Filho de Deus e como ele é entendido e mal compreendido. Isso é verdade para aqueles a quem ele pregou, mas também para aqueles que ele escolheu e estava tentando nutrir como futuros ministros. Algumas dessas pessoas-chave simplesmente não tinham entendido o mais básico de seu chamado, o “quem” eles estavam seguindo. No entanto, Pedro, apesar de todas as suas fraquezas, entendeu, mas possivelmente tinha esperanças diferentes de como as coisas se desenrolariam. Nosso pensamento humano pode bloquear o desdobramento do plano de Deus. Somos constantemente convidados a manter nosso foco na vontade de Deus.
  • Reserve um momento para estar na presença do Senhor e peça-lhe que lhe revele como Ele vê sua compreensão dele. Permita que Ele revele a verdade de como esse entendimento pode facilitar ou bloquear como você testemunha, como discípulo dele. Peça a Ele a graça de que você precisa neste momento.

Conversa

Dou-me conta das minhas próprias reacções quando rezo pela Palavra?
Sinto-me desafiado(a), confortado(a), incomodado(a)?
Imagino Jesus, sentado ou de pé, junto a mim.
Falo-lhe do que sinto e oiço-O, como dois amigos íntimos.

Conclusão

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Assim como era no princípio, agora e sempre.

Amen

Agradecemos o seu feedback acerca do site, sugestões de melhorias e comentários a respeito do significado pessoal da experiência de oração.

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses