User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Oração diária - 2022-01-18

Presença de Deus

Lembro, enquanto aqui estou sentado(a), que
Deus me olha com amor e me sustenta.
Paro por um momento e penso nisto.

Liberdade

Peço a graça
de abstrair das minhas próprias preocupações
abrindo-me ao que Deus me está a pedir,
para me deixar guiar e formar pelo meu Criador.

Tomada de Consciência

Como é que me sinto? Alegre? Triste?
Posso sentir-me bem comigo mesmo(a), em paz, contente por aqui estar.
Ou posso também sentir-me frustrado(a), preocupado(a)ou de mau humor.
Tomo consciência do meu verdadeiro estado de espírito neste momento.
É o verdadeiro eu que Deus ama.

A Palavra de Deus

Marcos 2, 23-28

Num certo sábado, Jesus e os seus discípulos atravessavam umas searas. Enquanto caminhavam, os discípulos começaram a arrancar espigas para comer. Então os fariseus perguntaram a Jesus: "Olha lá, por que é que eles, ao sábado, fazem aquilo que a lei não permite?" Mas ele respondeu-lhes: "Não leram já o que David fez um dia, quando ele e os seus homens estavam com fome e não tinham que comer? Entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era chefe dos sacerdotes, e comeu com os companheiros os pães consagrados. Segundo a lei só os sacerdotes podiam comer aqueles pães." E disse-lhes ainda: "O sábado, como dia de descanso, foi criado para benefício das pessoas, e não as pessoas para benefício do sábado. Por isso, o Filho do Homem tem autoridade sobre o próprio sábado."

Algumas pistas sobre a leitura de hoje

Active
Default
  • Podemos talvez interrogarmo-nos sobre o valor das normas na nossa vida (não só da Igreja, mas da sociedade: o trânsito, os impostos, as pequenas "regras" de convivência entre todos): absolutizo-as totalmente, "odiando" aqueles que não as cumprem, ou relativizo-as totalmente, adaptando-as à minha conveniência?
  • Pode ajudar pensar como as vê Jesus: Não o homem para a lei, mas a lei para o homem... O importante é olhar para o "valor da regra", a sua razão de ser: os impostos para o bem de toda a sociedade, as "regras de delicadeza" para bem daqueles que convivem comigo...
  • Por outro lado, posso também perguntar-me como trato aqueles que "infringem", ou infringiram alguma vez no passado, as regras (um ex-preso; alguém que foi uma vez descortês comigo; etc.): sou capaz de aceitar/perdoar/animar (como fez Jesus!), ou pelo contrário "condeno-o" logo para sempre?
  • Para muitos, a religião é o que fazemos, regras a cumprir, rituais a observar. Mas essas regras e esses rituais podem estar vazios. Se os nossos rituais estiverem vazios, os nossos corações podem estar também vazios de Deus. O Sabbath estava sobrecarregado de regras. Jesus revoluciona a forma como nos relacionamos com Deus: passa a ser mais importante o que somos e não o que fazemos.
  • Tenhamos a satisfação de relaxarmos no mistério de sermos amados. A bondade fluirá dessa realização e prática.

Conversa

Que pensamentos me vieram à ideia
enquanto rezava e meditava na Palavra de Deus?
Imagino o próprio Jesus, à minha frente, sentado ou de pé,
e abro-lhe o coração.

Conclusão

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Assim como era no princípio, agora e sempre.

Amen

Agradecemos o seu feedback acerca do site, sugestões de melhorias e comentários a respeito do significado pessoal da experiência de oração.

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses