User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Oração diária - 2019-04-18

Presença de Deus

Deus está comigo, mas mais ainda,
Deus está dentro de mim, dando-me existência.
Saboreio por um momento esta presença de Deus que dá vida
no meu corpo, no meu espírito, no meu coração
e em toda a minha vida.

Liberdade

Se Deus estivesse a tentar dizer-me alguma coisa, será que eu compreendia?
Se Deus estivesse a confortar-me ou a desafiar-me, será que eu dava conta?
Peço a graça de estar liberto(a) das minhas preocupações
e de estar aberto(a) ao que Deus me está a dizer.

Tomada de Consciência

Sabendo que Deus me ama incondicionalmente,
passo revista, com toda a honestidade, ao dia que passou,
aos seus acontecimentos e aos meus sentimentos.
Haverá alguma coisa a agradecer? Então dou graças.
Haverá alguma coisa de que me arrependo? Então peço perdão.

A Palavra de Deus

João 13, 1-15

Antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de deixar este mundo para ir para o Pai. E ele, que amou sempre os seus que estavam no mundo, quis dar-lhes provas desse amor até ao fim. Estavam a cear. O Diabo já tinha metido na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a ideia de atraiçoar Jesus. Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado toda a autoridade. Sabia que tinha vindo de Deus e que voltaria em breve para Deus. Levantou-se então da mesa, tirou a capa e pegou numa toalha que pôs à cintura. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha. Quando chegou a Simão Pedro, este disse-lhe: "Senhor, tu vais lavar-me os pés?" Jesus respondeu-lhe: "O que eu faço, tu não o podes entender agora, mas hás-de compreendê-lo mais tarde." Pedro insistiu: "Nunca hei-de consentir que me laves os pés." Jesus respondeu-lhe: "Se eu não te lavar, não podes partilhar da minha vida." Simão Pedro replicou: "Senhor, nesse caso não me laves só os pés, mas também as mãos e a cabeça!" Disse-lhe Jesus: "Aquele que já tomou banho está limpo, e não precisa de lavar senão os pés. Vocês estão limpos, mas não todos." Jesus sabia qual era o discípulo que o havia de atraiçoar. Por isso disse: "Nem todos estão limpos." Depois de lhes lavar os pés, Jesus pôs a capa pelas costas e sentou-se de novo à mesa. Então perguntou-lhes: "Compreendem o que eu acabo de vos fazer? Vocês chamam-me Mestre e Senhor. E têm toda a razão, porque o sou. Se eu, que sou Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vocês, de agora em diante, devem lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como eu fiz, o façam vocês também uns aos outros."

Algumas pistas sobre a leitura de hoje

Active
Default
  • Jesus junta os seus amigos e vem celebrar a ceia, mas não mais a ceia judaica da Páscoa. A ceia agora é uma outra, a do pão partilhado, da alegria, do amor, da entrega. Jesus então ajoelha-se e, num gesto de amor puro, lava os pés aos seus discípulos, pois Ele sabia quão frágeis eram os ‘pés de barro’ que traziam.
  • Amar alguém é querer que esse alguém se mantenha de pé, na plenitude do seu ser, da sua grandeza. Amar alguém é querer que tenha os pés “livres, leves e soltos”. E lavar-lhe os pés é devolver-lhe a dignidade e a capacidade de dar destino à sua vida.
  • É esta a revelação, o ensinamento. É este Amor e o mandamento. É este o gesto-vida, o gesto-luz a que todos somos chamados.

Conversa

Dou-me conta das minhas próprias reacções quando rezo pela Palavra?
Sinto-me desafiado(a), confortado(a), incomodado(a)?
Imagino Jesus, sentado ou de pé, junto a mim.
Falo-lhe do que sinto e oiço-O, como dois amigos íntimos.

Conclusão

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Assim como era no princípio, agora e sempre.

Amen

Agradecemos o seu feedback acerca do site, sugestões de melhorias e comentários a respeito do significado pessoal da experiência de oração.

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses