User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Oração diária - 2019-04-16

Presença de Deus

Paro por um momento
e penso no amor e na graça
que Deus derrama sobre mim,
criando-me à sua imagem e semelhança,
tornando-me seu templo.

Liberdade

Peço a graça
de abstrair das minhas próprias preocupações
abrindo-me ao que Deus me está a pedir,
para me deixar guiar e formar pelo meu Criador.

Tomada de Consciência

Sabendo que Deus me ama incondicionalmente,
passo revista, com toda a honestidade, ao dia que passou,
aos seus acontecimentos e aos meus sentimentos.
Haverá alguma coisa a agradecer? Então dou graças.
Haverá alguma coisa de que me arrependo? Então peço perdão.

A Palavra de Deus

João 13, 21-33.36-38

Naquele tempo, estando Jesus à mesa com os discípulos, sentiu-Se intimamente perturbado e declarou: «Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há-de entregar!»
Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem a quem se referia. Um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa reclinado no seu peito.
Simão Pedro fez-lhe sinal para que lhe perguntasse a quem se referia. Então ele, apoiando-se naturalmente sobre o peito de Jesus, perguntou: «Senhor, quem é?»
Jesus respondeu: «É aquele a quem Eu der o bocado de pão ensopado.» E molhando o bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Jesus disse-lhe, então: «O que tens a fazer fá-lo depressa.» Nenhum dos que estavam com Ele à mesa entendeu, porém, com que fim lho dissera. Alguns pensavam que, como Judas tinha a bolsa, Jesus lhe tinha dito: 'Compra o que precisamos para a Festa', ou que desse alguma coisa aos pobres. Tendo tomado o bocado de pão, saiu logo. Fazia-se noite. Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.» «Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: 'Para onde Eu for vós não podereis ir', também agora o digo a vós. Disse-lhe Simão Pedro: «Senhor, para onde vais?» Jesus respondeu-lhe: «Para onde Eu vou, tu não me podes seguir por agora; hás-de seguir-me mais tarde.» Disse-lhe Pedro: «Senhor, porque não posso seguir-te agora? Eu daria a vida por ti!» Replicou Jesus: «Darias a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo, antes de me teres negado três vezes!»

Algumas pistas sobre a leitura de hoje

Active
Default
  • "Fazia-se noite" não é apenas uma descrição da hora do dia, é uma imagem austera da escuridão do pecado e da rejeição. Judas caminha nas trevas - longe de Jesus que é a verdadeira luz que a escuridão não pode cobrir. Morrerá no desespero, num orgulho tão obsessivo que escolhe a miséria e a condenação em vez da felicidade oferecida por um Deus de bondade.
  • Temos razões para hesitar em responder afirmativamente à pergunta "Darás a tua vida por mim?" Mas não há ambivalência em Jesus - Ele já decidiu dar a Sua vida por nós, no mais puro amor.

Conversa

O que é que sinto quando rezo?
Sinto-me consolado(a), perturbado(a), indiferente?
Imagino Jesus aqui e agora, de pé ou sentado ao meu lado,
abro-lhe o coração e conto-lhe tudo.

Conclusão

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Assim como era no princípio, agora e sempre.

Amen

Agradecemos o seu feedback acerca do site, sugestões de melhorias e comentários a respeito do significado pessoal da experiência de oração.

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses