• Calma

    Deixa que o teu interior se inunde do calor e da luz do Espírito
    • Começa esta sessão com alguns momentos em silêncio profundo, centrando-te na tua respiração. É importante não tentar mudar o seu ritmo e profundidade. Tudo o que deves fazer é dar-lhe atenção. Repara como inspiras e expiras.
    • Dá conta do ar que vai entrando nos pulmões; e depois, também, saindo para a atmosfera à medida que expiras. Com calma, dá atenção às próximas seis respirações.
    • Nesta altura, enquanto respiras, deixa que a tua atenção siga a respiração que enche o peito. Em hebreu, as palavras para ‘sopro’ e ‘espírito’, como no Espírito Santo, são as mesmas, ruah. Por isso imagine-te a respirar no Espírito de Deus, e deixa que o teu interior se inunde do calor e da luz do Espírito.
    • Continua a respirar, calmamente, mas deixa que a tua atenção continue com o Espírito no teu coração, descansando aí, nesse lugar de tranquilidade. E nesse lugar tranquilo, dá atenção à palavra de Deus ao regressares à casa de Marta, Maria e Lázaro em Betânia. Procura imaginar a cena.
  • Escritura

    João 12, 1-8

    Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-lhe lá um jantar. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam com Ele à mesa. Então, Maria ungiu os pés de Jesus com uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, e enxugou-lhos com os seus cabelos. A casa encheu-se com a fragrância do perfume.
    Nessa altura disse um dos discípulos, Judas Iscariotes, aquele que havia de o entregar: «Porque é que não se vendeu este perfume por trezentos denários, para os dar aos pobres?» Ele, porém, disse isto, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, como tinha a bolsa do dinheiro, tirava o que nela se deitava. Então, Jesus disse: «Deixa que ela o tenha guardado para o dia da minha sepultura! De facto, os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim não me tendes sempre.»

  • Reflexão

    O que gostarias de agradecer a Deus?
    • Pouco depois da ressurreição de Lázaro e antes da Páscoa dos Judeus, jesus foi jantar com os seus amigos mais íntimos Marta, Maria e Lázaro. Marta e Maria queriam mostrar a Jesus a sua profunda gratidão pela ressurreição do seu irmão e por isso prepararam um banquete. O que gostarias de agradecer a Deus nesta altura do retiro?
    • Procura imaginar a cena. Como era costume, Marta serve a refeição , Lázaro estava à mesa com Jesus ( segundo o costume dos judeus), mas Maria tem uma atitude muito fora do normal. Sem uma palavra, unge amorosamente os pés de Jesus com óleo perfumado muito caro. Assim a casa inteira encheu-se com aquele perfume maravilhoso.
    • Dá a ideia que ela age por impulso, pois não tem toalha nem qualquer pano e o perfume era muito! E de novo, por impulso e sem reparar no facto de ser um escândalo para uma mulher ficar descoberta  em público, retira o véu da cabeça, desata o cabelo e lança-se aos pés de Jesus. Os que estavam presentes ficaram surpreendidos. Maria tinha-se comportado de mameira imprópria, muito extravagante e desperdiçada. Judas manifesta a sua reprovação. Que pena que o selo se tenha quebrado! Que vergonha o desperdício do perfume por toda a casa! Já alguma vez criticaste ou reprovaste alguém desta maneira?
  • Fala com Deus

    Alguma vez testemunhaste um acto de amor extravagante?
    • Jesus responde a esta dádiva generosa de Maria com a sua generosidade de espírito. Não a condena. O perfume podia, certamente, ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres, mas não era isto o que Maria queria. Ela queria fazer alguma coisa por Jesus. Maria mostra abertamente o seu amor e gratidão a Jesus ungindo-o enquanto está vivo. Alguma vez testemunhaste um acto de amor extravagante? Como Maria, enfrentaste críticas semelhantes por coisas que fizeste?
    •  Olha de novo para a reacção de Jesus. Acolhe esta expressão de amor e defende Maria. Isto é sempre verdade: nem uma única expressão de amor por Ele passa despercebida. Sente-se tocado e comovido e responde. É esta a tua experiência?
    • Pensa numa situação em que estivesses em evidência. Há alguma coisa que possas fazer hoje que mostre claramente a tua fé e amor pelo Senhor? Fala com Ele sobre a maneira como o podias fazer agora.
Página Inicial