• Preparando a oração

    A oração de cada Sessão deste retiro convida-te a uma maneira diferente de crescer na quietude, mais centrada na preparação para ouvires a palavra de Deus.
    • A oração de cada Sessão deste retiro convida-te a uma maneira diferente de crescer na quietude, mais centrada na preparação para ouvires a palavra de Deus. Hoje podes começar por pegar em algum objecto físico, alguma coisa que consigas segurar confortavelmente. Pode ser uma chávena, ou uma peça de fruta, uma pena, ou uma pedrinha. Se não houver mais nada para pegar, podes fixar-te numa peça de roupa que trazes vestida. Escolhe e, por uns momentos, senta-te e segura-a.
  • Continuando a preparação

    Passa ainda um pouco mais de tempo a apreciar o objecto que escolheste, algo que, no fundo, é uma parte da criação de Deus.
    • Depois roda esse objecto nas mãos. Olha-o fixamente. Repara como o sentes, o peso que tem, se é áspero ou sedoso, duro ou leve. Durante uns momentos, que toda a tua atenção esteja focada nesse objecto que tens nas mãos.
    • Olha-o uma segunda vez. O que há nesse objecto de que não te tenhas dado conta logo à primeira vista? O que o torna único, único nesse género? Mesmo que seja alguma coisa fabricada em série, haverá, certamente, algum aspecto que o distingue de todos os outros do mesmo género.
    • Passa ainda um pouco mais de tempo a apreciar o objecto que escolheste, algo que, no fundo, é uma parte da criação de Deus. Então, no lugar sossegado que escolheste, escuta parte de um discurso que o Rei David fez ao seu povo, quase no fim da sua vida.

     

    Escritura - 1 Crónicas 28, 4-8
    David ficou de pé e tomou a palavra: “Irmãos e povo meu, escutai-me um pouco. O SENHOR, o Deus de Israel, escolheu-me do meio de toda a minha família para ser rei de Israel para sempre. De facto, escolheu Judá como chefe. Dentro de Judá, escolheu a família do meu pai e, entre os meus irmãos, escolheu-me a mim, para me fazer rei de todo o Israel. Entre os muitos filhos que o SENHOR me deu, Ele escolheu Salomão para que ocupe o trono real do Senhor sobre Israel. O SENHOR disse-me: “O teu filho Salomão construirá a Minha residência e os Meus átrios, pois Eu o escolhi como filho, e serei um pai para ele. Vou firmar o seu reino para sempre, se ele for fiel em praticar os Meus mandamentos e normas, como tem feito até hoje”. Portanto, na presença de todo o Israel, a comunidade do SENHOR, tomando o nosso Deus como testemunha, observe e procure seguir todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, para que conserve a posse desta terra boa e a deixe como herança aos seus filhos, para sempre.

     

  • Reflexão

    Ele próprio valorizou isso como um dom de Deus, mais do que todas as riquezas ou uma vida longa
    • De todos os antepassados de Jesus, os dois mais célebres são, sem dúvida, David e Salomão, lembrados como os maiores reis de Israel. David foi um chefe militar, derrotando os inimigos de Israel e estabelecendo Jerusalém como sua capital. Salomão construiu o Templo no coração desta cidade. E, como David aqui recorda ao seu povo, foram escolhidos por Deus para fazer estas coisas. Como respondes à ideia de que também tu podes ter sido especialmente escolhido por Deus para o ajudar a realizar os seus planos para o nosso mundo?
    • David não teve uma vida fácil. O seu predecessor como rei, Saul, considerava-o um rival e tentou matá-lo. Mais tarde, vários dos seus filhos levantaram uma guerra contra ele. Porém, no final da sua vida, David pôde reconhecer que Deus trabalhou através de todas estas experiências, as que pareciam boas e as que pareciam más. Procura, por um momento, reconhecer Deus a trabalhar num dos momentos difíceis da tua vida. Ou pede a Deus que te ajude a vê-lo precisamente nessas alturas.
    • Salomão é sobretudo lembrado pela sua sabedoria. Ele próprio valorizou isso como um dom de Deus, mais do que todas as riquezas ou uma vida longa. Que imagem te vem à memória quando pensas numa pessoa sábia? Reconheces que a sabedoria é um dom que possuis, ou gostarias de possuir, de algum modo?
    • Várias vezes, nos evangelhos, Jesus é referido como sendo um descendente do Rei David. Nasceu em Belém porque José e Maria tiveram de regressar à cidade de David para se recensearem. Bartimeu, um pedinte cego, gritou por Jesus como “filho de David”. Contudo, Ele nasceu num estábulo e foi executado como um traidor do Estado. Na passagem que acabamos de ouvir, é-nos prometido que David e os seus descendentes serão reis de Israel para sempre. O evangelho de Mateus acredita que Jesus é o cumprimento desta promessa. Como reages à ideia de Jesus Rei?

     

  • Conclusão

    Fala com Jesus, chamado o “filho de David” no evangelho de Mateus, sobre estes seus antepassados, e sobre o que te dizem as suas vidas, sobre o modo como Jesus trabalha na tua vida e no teu mundo
    • Ao terminar este tempo de oração, fala com Jesus, chamado o “filho de David” no evangelho de Mateus, sobre estes seus antepassados, e sobre o que te dizem as suas vidas, sobre o modo como Jesus trabalha na tua vida e no teu mundo. 
Página Inicial