• Preparando a oração

    Repara nos diferentes sons e de onde vêm
    • Quando se começa um tempo de reflexão orante, vale sempre a pena dispor de alguns momentos para se pacificar, para ter mais silêncio, para ficar mais concentrado. Há diferentes maneiras de o fazer, e até pode ser que já conheças alguma que te ajude mais. Ao começar hoje este tempo de oração, dá atenção aos ruídos que ouves à tua volta. Podes estar num lugar silencioso; mas é muito provável que ouças algum ruído. Também pode haver muito barulho à tua volta, o clamor da vida quotidiana. Qualquer que seja o ambiente agora, repara nos diferentes ruídos e repara também de onde eles vêem.
  • Continuando a preparação

    Por uns momentos, presta atenção aos sons mais imediatos.
    • Vira agora a tua atenção para dentro e concentra-te nos sons mais próximos de ti. Deixa os outros – ainda vão continuar. Foca-te em qualquer coisa que possas ouvir muito perto de ti, no quarto onde estás ou que pode vir de qualquer lado ou de alguém muito próximo. Por uns momentos, presta atenção aos sons mais imediatos.
    • Agora esquece esses sons, deixa que se desvaneçam enquanto a tua atenção se volta para dentro. Escolhe um lugar sossegado dentro de ti e, simplesmente, fica lá por um minuto ou dois, em silêncio, no centro de ti.
    • Escuta a palavra de Deus nesse lugar calmo, enquanto ouves a narração que o livro do Génesis nos faz sobre o chamamento de Deus a Abraão.

     

    Escritura - Genesis 12, 1-7
    O SENHOR disse a Abrão: “Sai da tua terra, do meio do teu povo e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti um grande povo, e abençoar-te-ei; tornarei famoso o teu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Em ti, todas as famílias da terra serão abençoadas”.
    Abrão partiu conforme lhe dissera o SENHOR. E Lot partiu com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Abrão levou consigo a sua mulher Sarai, o sobrinho Lot, todos os bens que possuíam e os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram para a terra de Canaã e chegaram lá. Abrão atravessou a terra até ao lugar de Siquém, até aos carvalhos de Moré. Naquele tempo, os cananeus habitavam naquela terra. Então o SENHOR apareceu a Abrão e disse-lhe: “Darei esta terra à tua descendência”. Abrão construiu ali um altar ao SENHOR, que lhe havia aparecido.

     

  • Reflexão

    Tens consciência de alguma coisa que Deus te tenha prometido na tua vida?
    • Abrão, a quem Deus mais tarde deu o nome de Abraão, é o primeiro nome na lista dos antepassados de Jesus que Mateus refere no seu Evangelho. A passagem que acabaste de ler é o chamamento que o convida a partir para a Terra Prometida. E foi porque respondeu a este chamamento que Abraão se tornou no que a liturgia católica chama “nosso pai na fé”. Onde e como começou a tua fé?
    • Abraão parte porque Deus faz-lhe uma promessa. “Farei de ti uma grande nação”. Põe a sua confiança em Deus e na fidelidade de Deus para com ele. Se fosses desafiado a dar contas da tua fé, porque és e permaneces cristão, que resposta darias? Tens consciência de alguma coisa que Deus te tenha prometido na tua vida?
    • A promessa de Deus não é feita apenas a Abraão. Ele parte com a sua esposa, sobrinho, muitos da sua família, todos os da sua casa. E a promessa estende-se mais além: “Darei esta terra à tua descendência”. Quem são as pessoas que te acompanham na tua caminhada de fé, que te apoiam e olham para ti para que as ajudes, porque também querem ser discípulos de Cristo?
    • Mais adiante, no Evangelho, Mateus vai falar de Jesus a chamar Abba a Deus, que Ele conhece como “o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob.” Aqui Abraão é nomeado com o seu filho e o seu neto, como relata Mateus. As promessas de Deus cumprem-se através destas três gerações. Porém, Isaac só nasce depois de Abraão e a sua mulher já serem velhos, e quase se torna num sacrifício humano. E Jacob só herda a promessa porque engana o seu irmão mais velho, Esaú. As promessas de Deus são, assim parece, muitas vezes cumpridas de formas inesperadas, às vezes quando as pessoas perderam todas as esperanças. Vês alguma semelhança com o modo como Deus procedeu contigo, na tua vida?
  • Conclusão

    No final desta passagem, Abraão, que alcançou a Terra Prometida, constrói lá um altar para dar graças a Deus por tudo o que Deus fez por ele
    • No final desta passagem, Abraão, que alcançou a Terra Prometida, constrói lá um altar para dar graças a Deus por tudo o que Deus fez por ele. Também tu podes acabar a oração deste dia ficando alguns minutos a agradecer a Deus pelas coisas boas que Ele tem feito por ti, e pelas promessas que Ele tem cumprido na tua vida.

     

Página Inicial