User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Lucas 10, 25-37

A Palavra de Deus

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele; e, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faz da mesma maneira.

Lucas 10, 25-37
  • Algumas pistas sobre a leitura de hoje

    Active
    Default
    • O mestre da Lei perguntou a Jesus quem era seu próximo; Jesus respondeu dizendo-lhe para ser o próximo dos necessitados, como o samaritano. Nunca é fácil sair do nosso caminho para ajudar os necessitados, e precisamos do exemplo dos outros para capturar nossa imaginação. Lembro-me das pessoas que admiro por cuidarem dos outros e ouço Jesus me pedindo para ir e fazer o mesmo.
    • Alguém uma vez perguntou, o que o samaritano faria se encontrasse a mesma cena toda vez que passasse de lá? Não bastaria ajudar as vítimas, pois algo precisava ser feito para resolver o problema. Em nossos tempos, estamos cada vez menos preocupados com os problemas sociais, de modo que vivemos em uma sociedade cada vez mais desigual e violenta. Rezo para não ser insensível ao sofrimento ao meu redor e para sentir que sou realmente responsável pelo mundo em que vivo.
  • Algumas pistas sobre a leitura de hoje

    Inactive
    Default
    • Modern urban life trains us to walk on by, to be like the priest or Levite in the parable. I ask God to help me to preserve the compassion to which Jesus calls us.
  • Algumas pistas sobre a leitura de hoje

    Inactive
    Default
    • Our neighbour can be anybody we encounter, especially those in need of help. The opportunities are boundless to give care, to act in a spirit of love in all of our relationships.
  • Algumas pistas sobre a leitura de hoje

    Active
    Default
    • Dirijo-me a Deus de um modo frio e calculista, numa lógica de obter ganhos e proveitos ou exercito-me na oração do coração, deixando que Ele me fale no silêncio da minha alma? Na noite escura e na fragilidade, abandono-me à tentação do desânimo ou clamo pela misericórdia do Pai que levanta o fraco e o oprimido?
    • Eu sou o samaritano caído nas mãos dos salteadores Se não deixar que Jesus cure as minhas feridas não poderei usar de misericórdia para com os irmãos. Na profundidade da oração, entrego-me amorosamente a Jesus, peço que ligue as minhas feridas e as cure com o bálsamo da paz e o vinho da alegria.
    • Faço o bem sem olhar a quem? Penso naqueles que me são menos amistosos e peço a Deus que me encha de compaixão para com a sua ferida.

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses