A Palavra de Deus
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança agitou-se no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: "Tu és bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu." Então Maria disse: "A minha alma proclama a grandeza do Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor: o seu nome é santo, e a sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais em favor de Abraão e da sua descendência, para sempre". Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Ambas as mulheres em nosso Evangelho hoje tiveram histórias extraordinárias para compartilhar sobre a ação de Deus em sua concepção, sobre sua fé na promessa de Deus para elas e também sobre se tornarem mães pela primeira vez.
- Imagine ser uma presença invisível na casa enquanto essas duas mulheres se encontram e conversam. Tente imaginar as alegrias e ansiedades que eles podem ter compartilhado. Ambas mantinham o espaço da promessa divina dentro da normalidade da vida cotidiana. Há algo que o Senhor possa estar tentando ensinar a você neste momento? Existe algo novo dentro de você que ele está tentando fazer nascer?
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Maria é um arquétipo(modelo) para todos os cristãos em como dizer sim a Deus. Deus deseja ter um relacionamento pessoal com cada um de nós. Maria exemplifica para nós como responder a este grande convite. Ela confia que Deus quer fazer esta grande obra nela, e reconhece que privilégio glorioso isso é para ela. Ela vê que é inteiramente obra de Deus – ela está apenas dizendo sim, e sua resposta tem ramificações para o mundo inteiro.
- Quando duas pessoas que disseram sim a Deus em suas vidas, se encontram, como Maria e sua prima Isabel nas escrituras de hoje; a nova vida de Deus que está crescendo nelas salta de alegria ao reconhecer um ao outro. É Deus em um cumprimentando Deus no outro.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Com Maria, conto as minhas bênçãos, não como motivo de orgulho ou sucesso mas para reconhecer como Deus age na minha vida.
- Orgulho e humildade constam da oração de Maria no Magnificat. Maria rejubila por ser uma pobre serva abençoada. Imagino como esta descrição se relaciona com a minha própria realidade pessoal.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Maria, cheia de Deus e com o coração iluminado pelo Espirito Santo, apressa-se a ir a casa da sua prima Isabel para proclamar a grandeza do Senhor, e para lhe transmitir uma Felicidade que o mundo não pode dar, nem conhece, pois ela é fruto da comunhão com Deus. Maria põe-se a caminho e vai ao encontro do Outro, dando-lhe assim a conhecer a Vida verdadeira.
- E eu? O que faço? Como ajo quando me sinto feliz, abençoado, em comunhão com o Pai? Largo confortos, certezas e alegrias e vou ao encontro dos que mais sofrem e mais necessitam?
- Senhor, dá-me a graça de saber partir, confiante na Tua vontade, entregando-me e entregando-Te ao meu próximo.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Estás diante de Jesus, de Maria, de João e de Isabel. Maria e Isabel, duas mães que experimentam o anúncio da manifestação do Salvador, no seu próprio ventre, Jesus e João, convidados a preparar os caminhos do Senhor.
- Plenos do Espírito Santo, gozam da alegria da comunhão que brota do amor de Deus. Experimento toda a força arrebatadora deste encontro.
- De que modo participo eu já, hoje e agora, da vida nova de Jesus, da abundância dos dons do Espírito Santo? A minha vida anuncia o amor de Deus?