A Palavra de Deus
Depois de ter falado desta maneira, Jesus levantou os olhos para o céu e disse: "Pai, chegou a minha hora! Mostra a glória do teu Filho, para que ele mostre também a tua. Tu entregaste ao teu Filho o poder sobre toda a humanidade, para conceder a vida eterna a todos os que lhe confiaste. E a vida eterna consiste em conhecerem-te como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Manifestei neste mundo a tua glória, pois cumpri a missão de que me encarregaste. Dá-me, pois, ó Pai, a glória que eu tinha junto de ti, antes de o mundo ser mundo. Dei-te a conhecer àqueles que me confiaste, tirando-os do mundo. Eles eram teus, mas tu entregaste-mos e eles aceitaram a tua doutrina. Agora sabem que tudo quanto eu tenho é de ti que vem. Confiei-lhes a doutrina que tu me deste e eles aceitaram-na. Compreenderam verdadeiramente que eu vim de ti, e acreditaram que tu me enviaste. Peço-te por eles. Não pelos que são do mundo, mas por aqueles que tu me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E a minha glória vai aparecer neles. Eu deixo o mundo e vou para junto de ti, mas eles ainda ficam no mundo. Pai santo, protege-os pelo teu poder, poder que tu me deste, para que eles sejam um, como tu e eu somos um.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Conhecer a Deus não é apenas conhecimento intelectual. Significa intimidade com Deus, o tipo de intimidade que os casais desfrutam um com o outro. Ser envolvido por essa intimidade é experimentar um pouco de como será a vida eterna.
- Deus, proteja a mim e àqueles que amo. Mantenha-me na palma da sua mão e atraia-me cada vez mais profundamente para a sua amizade.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Ser um como Cristo e Deus são um, é isto que Jesus pede para nós, os que Lhes pertencemos. Ninguém se salva sozinho.
- Obrigada Senhor por teres vindo ao mundo mostrar-nos isto. Ajuda-me a saber-me e a sentir-me irmã(o) de todos os homens, um com eles e, assim, também um contigo. Hoje vou tentar ver-Te no mais improvável e longínquo dos meus irmãos ou irmãs, naquele ou naquela que eu acho que não tem nada a ver comigo.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Jesus sabe o que o espera e, apesar disso, a sua preocupação vai para os seus discípulos. Pede ao Pai por eles e também por nós que estamos no mundo. Jesus está sempre e incondicionalmente do nosso lado.
- "Cumpri a missão de que me encarregaste". Jesus pode dizer isto sem qualquer hesitação. E eu poderei dizer o mesmo? Qual é a minha missão? Que meios ponho para a cumprir?
- Meditar nesta oração lindisima de Jesus a Seu Pai. A intensidade de tudo o que é dito. A grandeza e o Amor. Perceber que Deus é este, que mostra por nós um Amor desprendido e inesgotável.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- A “glória” é a plena manifestação de Deus na pessoa e na entrega de Jesus Cristo.
- Conhecer Deus é amá-lo, pondo em prática a sua vontade. Quem não o adora, não passa para lá de um “conhecimento” meramente intelectual sobre Deus.
- Jesus tem “o poder sobre toda a humanidade”. Poder de criar e redimir, que se mantém inabalável, apesar da própria recusa do homem.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- A vida eterna consiste em reconhecer o Deus, que nos enviou o seu filho Jesus Cristo, como único Deus verdadeiro. Peço a protecção a Deus Pai para ser e estar cada vez mais próximo d'Ele?
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- A glorificação de Jesus é a manifestação plena da sua profunda união com o Pai.
- Em Deus, "ser" e amar coincidem: a plena revelação de Deus cumpre-se na "hora" de Jesus, na sua entrega definitiva à morte, oferecendo a Vida a cada um de nós.
- Conhecer Deus não é (só) um saber intelectual. É dar-lhe o primeiro lugar, é amá-lo e pôr a sua vontade em prática. Nisto consiste, já aqui, a "vida eterna".
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- “Esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Tu enviaste.” – como está o meu esforço para conhecer melhor Deus e Jesus, seu enviado?
- “Dei-te a conhecer aos homens …” – quanto uso, quanto aproveito de Jesus, para conhecer Deus?
- “… guarda-os em ti, para serem um só, como Nós somos!” – como vivo a minha integração em Deus, num só? Acreditando que Deus se fez pessoa, para que a pessoa se faça Deus, como estou a viver, no meu dia-a-dia, esta revelação (Deus que se faz pessoa) e esta integração (a possibilidade de me integrar em Deus).