A Palavra de Deus
Jesus foi de novo para a praia do lago da Galileia. O povo foi lá procurá-lo e ele pôs-se a ensinar. De regresso, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança de impostos, e disse-lhe: "Vem comigo!" Levi levantou-se e foi com ele. Mais tarde, em casa de Levi, Jesus e os seus discípulos sentaram-se à mesa com cobradores de impostos e outra gente de má fama. E eram muitos os que acompanhavam Jesus. Mas alguns doutores da Lei, da seita dos fariseus, ao verem que ele comia com aquela gente, perguntaram aos seus discípulos: "Como pode ele comer com gente de má fama e cobradores de impostos?" Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ora eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Ele pôs-se a ensinar e logo pôs em prática o que pregava: chama-nos e senta-se à nossa mesa, e nós, como O acolhemos?
- Jesus e os seus discípulos sentaram-se à mesa com cobradores de impostos e outra gente e má fama. Como acolhemos nós os outros, sobretudo aqueles de quem não gostamos? Consideramos que somos todos irmãos? Ou o Pai Nosso é só para declamar e não para viver?
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Em termos pessoais, tomemos consciências da nossa condição de pecadores e, nesse sentido, de "precisados" de Jesus.
- Por outro lado, enquanto apóstolos de Jesus, não caiamos no facilitismo de nos aproximarmos apenas dos (aparentemente) justos. No meu emprego há alguém que é mal visto? No meu prédio um vizinho dá-se mal com toda a gente? Na minha família aquele parente é invejoso? Que Jesus, por mim, venha também para essas pessoas.