A Palavra de Deus
Quando Isabel já andava de seis meses, Deus mandou o anjo Gabriel a Nazaré, na província da Galileia, para falar com uma jovem chamada Maria, que estava noiva de José, descendente do rei David. O anjo aproximou-se dela e disse-lhe: "Eu te saúdo, ó escolhida de Deus. O Senhor está contigo." Maria ficou perturbada com estas palavras e perguntava a si própria o que queria dizer aquela saudação. Então o anjo continuou: "Não tenhas medo, Maria, pois foste abençoada por Deus. Ficarás grávida e terás um filho, a quem vais pôr o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado o Filho do Deus altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono do seu antepassado David. Governará para sempre os descendentes de Jacob e o seu reinado não terá fim." Maria perguntou então ao anjo: "Como é que isso pode ser, se eu sou virgem?" Mas o anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Deus altíssimo te cobrirá como uma nuvem. Por isso o que vai nascer é santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel vai ter um filho, apesar da sua muita idade. Dizia-se que não podia ter filhos, mas já está no sexto mês. É que para Deus não há nada impossível." Maria disse então: "Servirei o Senhor como ele quiser. Seja como tu dizes." E o anjo retirou-se.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Sinto e vivo, que Deus está comigo? E isso perturba-me? Deixo-me perturbar por isso?
- Acolho a bênção de Deus, sinto-me abençoado? Aceitando, mesmo sem perceber “como é que isso pode ser”?
- Fiat – aceito e disponho-me a servir Deus, participando na construção do Reino de Deus, aqui e agora, naquilo a que me sinto chamado, estando atento a que “Também …” há filhos de Deus que precisam de mim? Reconhecendo-me e aceitando-me como necessitado, reconheço e aceito o Outro como “Também …” necessitado?
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Maria não esperava o convite do Senhor. Os seus planos eram muito diferentes. O convite perturba-a, mas está disponível …
- Como terá ficado, aquela menina nazarena simples e pobre, depois do anúncio que irá ser Mãe do Filho de Deus? Imaginar a cena e colocar-me lá. Ouvir, ver e sentir.
- Deus quer tornar-se tão próximo que pede a uma simples rapariga para nascer através dela. O Amor e a Humildade deste gesto ilustra bem Quem é o nosso Deus.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Deus escolhe cada um de nós, mas nem sempre recebe esta resposta coerente e definitiva que recebeu de Maria.
- Maria teme e interroga mas no final confia. É assim que levo a minha vida?
- Maria coloca-se ao serviço do Senhor. É esse o seu caminho de felicidade. Já descobri o meu?
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Na festa da anunciação viramo-nos para Maria, pessoa central no indizível amor do Pai, que quis chegar mais perto dos homens.
- Ela arriscou e entregou-se, generosamente, movida pelo desejo de um sentido para a vida e para a sua vocação.
- Imitemos Maria neste "sim", no "sim ao amor", não recalcando mas antes promovendo todos os nossos limites, incertezas e medos.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Deus entra na História do Homem, numa determinada família, com a sua história e a sua realidade. Não foi uma magia, um passo de ilusionismo, nem uma aparição. Escolheu viver verdadeiramente a condição Humana.
- Maria podia ter dito não. Deus respeita profundamente a minha liberdade. Perante os desafios da vida eu posso optar. Maria optou por responder Sim, colocando a sua vida nas mãos de Deus.
- O Sim de Maria, não lhe trouxe facilidades. Foi um Sim duro, difícil mas que deu sentido a toda a sua vida.
- Em Maria cumpriu-se a palavra de Deus. Deus propôs e Maria colaborou no Seu Plano.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Ponho-me na pele de Maria e imagino o que sentiu e viveu nos instantes da Anunciação. Contemplo as cenas de anunciação que marcaram a minha vida. Incompreensões, desafios, hesitações e medos, entregas e recuos.
- O que Deus me anuncia nas actuais circunstâncias da minha vida? Enfrento os meus medos, faço minhas as dúvidas e as perguntas de Maria, Como será isso se...(completo a frase?) Confio o amanhã a Deus e à Mãe. Entrego tranquilamente, Jesus e Maria caminham a meu lado. Não estou só. Vivo a confiança, experimento a alegria de quem não receia abandonar-se.