A Palavra de Deus
Era dia de preparativos para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque esse sábado era muito solene para eles. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um, e depois do outro, que estavam crucificados com Jesus. E aproximaram-se de Jesus. Vendo que já estava morto não Lhe quebraram as pernas, mas um soldado atravessou-Lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. E aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. E ele sabe que diz a verdade, para que também vós acrediteis. Isto aconteceu para se cumprir a Escritura que diz: «Não Lhe quebraram nenhum osso». E outra passagem que diz: «Olharão para Aquele que trespassaram».
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Jesus está nos dizendo muito claramente que toda vida é preciosa aos seus olhos. Cada pessoa que conheço é inestimável e insubstituível. Jesus inverte as atitudes convencionais: os ‘pequeninos’, as pessoas que o mundo não considera importantes, são os mais preciosos de todos. Minhas atitudes hoje refletirão isso?
- Se eu fosse a única pessoa no mundo precisando de salvação, Jesus ainda morreria por mim. Isso me emociona ou me apavora? Por quê?
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Contemplo esta cena, deixando-me ficar por momentos junto à cruz. Presencio estes acontecimentos com os meus olhos e o meu coração.
- Do Sagrado Coração de Jesus jorraram sangue e água. A vida de Jesus, que nos é dada sob a forma de sacrifício e redenção, sofrimento e purificação...
- A Devoção do Sagrado Coração de Jesus reside precisamente na consagração da majestade de Jesus e na reparação dos males do mundo.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Jesus foi o verdadeiro Cordeiro Pascal. Tal como ao cordeiro dos judeus não se podia quebrar nenhum osso, também a Jesus não o fizeram. Ele era a transição entre o velho e o novo, entre o desânimo e a Esperança, entre o morte e a Vida.
- Do lado de Cristo saem o sangue e água que nos purificaram. Tudo aconteceu como estava escrito e mesmo assim muitos houve que não acreditaram. E eu acredito verdadeiramente neste Cristo. Sou consequente com a minha fé? Esta água e este sangue são para mim fontes de purificação?
- A lança que então trespassou Jesus continua agora a traspassá-lO. Nas minhas infidelidades, nas minhas faltas de amor, nas minhas invejas... E de Deus não para de jorrar a água e o sangue purificadores.