A Palavra de Deus
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: "O meu Pai está sempre a trabalhar, e eu faço o mesmo." Por causa destas palavras, as autoridades judaicas procuravam cada vez mais dar-lhe a morte. É que ele não só transgredia a lei do sábado, mas até se fazia igual a Deus, ao afirmar que Deus era o seu Pai. Então Jesus respondeu-lhes: "Fiquem sabendo que o Filho nada pode fazer só por si. Faz apenas aquilo que vê fazer a seu Pai. Ele faz o mesmo que o Pai. O Pai ama o Filho e, por isso, mostra-lhe tudo quanto faz. Vai confiar-lhe obras ainda maiores do que estas, de tal modo que vocês vão ficar admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, também o Filho dá a vida àqueles que entender. E o Pai também não julga ninguém. Entregou ao Filho o poder de julgar. Por isto, assim como honram o Pai, todos devem também honrar o Filho. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Fiquem certos disto: quem aceita as minhas palavras e acredita naquele que me enviou, tem a vida eterna. E não é julgado, porque já passou da morte para a vida".
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Tal era a unidade do Pai e de Jesus que a obra de um é a obra do outro. Jesus confia em mim o suficiente para me chamar para a mesma proximidade. Ele me lembra que tudo o que faço, faço com Ele e que o que faço aos outros, faço a ele.
- Tendemos a imaginar que Deus não tem nada para fazer o dia todo! Mas aqui nos é mostrado que o Pai está trabalhando, e o Filho está trabalhando em harmonia com ele. Eles estão ocupados em salvar o mundo. Eles conhecem minhas necessidades particulares e trabalham “para me trazer da morte para a vida”. Eu reservo um tempo para agradecê-los.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Que sentimentos provoca em mim contemplar o Pai e o Filho como “trabalhadores incansáveis”?Parece estar longe de ser uma pasmaceira, a outra vida …
- Confrontando o meu trabalho diário com o deles, questiono-me sobre como ocupo o tempo - a que conclusões chego? Que sinto?
- Que poderei mudar na minha vida, porventura cheio de excessos, obrigações e dispersões, de modo a poder centrar-me mais no essencial?
- Para além do tempo exclusivo que dedico ao meu Pai, apercebo-me que O transporto comigo para todo o lado e de que, ao longo do dia, trabalha através de mim?
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
InactiveDefault- Deus "não dorme" (às vezes contra as aparências). A cada um de nós cabe permanecer no seu amor e exercitar a fé.
- A Quaresma é tempo de saber esperar e confiar na palavra que Deus me dirige.
- "Honrar" a Deus é fazer a sua vontade - não só por palavras mas por opções e actos concretos de verdade e esperança.
Algumas pistas sobre a leitura de hoje
ActiveDefault- Jesus assume, plenamente, a condição de Filho. O Pai está com o Filho e este faz aquilo que o Pai faz. Jesus é a Porta para o Pai: “Quem ouve a minha palavra e acredita n’Aquele que Me enviou tem a vida eterna”
- Deus manifesta-se silenciosa e discretamente nas nossas vidas. A Sua Presença é percebida, por cada um de nós, após a leitura, a meditação, a oração sobre os acontecimentos que marcam o nosso quotidiano. O Pai Convida-nos a procurá-Lo não no vazio mas sim nas nossas vidas.
- É Jesus quem julga mas o seu juízo emana da Vontade do Pai.