Sacred Space User Settings Menu

Acerca do Lugar Sagrado

O Lugar Sagrado inspira-se na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, um basco do século XVI, cuja intuição a respeito da obra de Deus no coração humano tem ajudado muita gente ao longo dos séculos e se revela, hoje mais do que nunca, muito útil.

O Lugar Sagrado é uma obra da Província Irlandesa da Companhia de Jesus – os Jesuítas. O site teve origem nos gabinetes do Jesuit Communication Centre, Irlanda, em 1999. Pouco tempo depois muitas outras línguas se foram introduzindo.

O logotipo do Lugar Sagrado baseia-se num motivo jesuítico bem estabelecido, com frequência designado uma ‘irrupção solar’, que se utiliza para rodear as letras IHS, um monograma do nome de Jesus. A rosa-dos-ventos – utilizada para distinguir os pontos cardeais na navegação – inspira-se na imagem da expansão do anúncio do Evangelho, uma vez que o Lugar Sagrado, tal como gerações de jesuítas, ultrapassa barreiras e explora novas fronteiras à medida que a mensagem da Boa Nova se transmite para Norte, Leste, Oeste e Sul. As ideias de movimento, descoberta, exploração, orientação e florescimento, sugeridas pelo logotipo, associam-se à iluminação e oração que o Lugar Sagrado visa proporcionar. Adoptou-se o símbolo actual em 2011.

Utilizar o Lugar Sagrado

Pode parecer estranho rezar ao computador, em frente de um monitor ou utilizando o seu smartphone, especialmente se no meio de outras pessoas ou de ruídos que podem distrair. Mas Deus está em toda a parte, envolvendo-nos, constantemente se aproximando de nós, mesmo nas situações mais improváveis. Quando caímos na conta disto, podemos, com alguma prática, rezar em qualquer lado!

Propomos as páginas do site para a/o orientar através de uma sessão de oração em seis etapas, incluindo a preparação do corpo e da mente e culminando na reflexão acerca de uma passagem da Escritura especialmente escolhida para o dia em causa. As etapas são:

 Presença de Deus

 Liberdade

 Tomada de consciência

 Palavra de Deus

 Diálogo

 Conclusão

Embora escritas na primeira pessoa – “eu” – a oração deve-se fazer, mais do que ler. Cada etapa é uma forma de exercício ou meditação, que facilita a comunicação com Deus e a presença de Deus na sua vida.

Textos da Escritura

As citações da Escritura são recolhidas de traduções autorizadas da Bíblia, utilizadas com as necessárias permissões.

Outros materiais

Todo o restante material no nosso site é propriedade do Lugar Sagrado (sujeito de copyright). Para mais informação, veja Contactos. A apresentação, conteúdo e textos incluídos no site foram produzidos em colaboração com as equipas linguísticas em todo o mundo. Pedidos de licença de reprodução de quaisquer materiais das versões linguísticas podem ser dirigidos directamente aos editores linguísticos locais – ver a página dos Contactos da respectiva versão linguística.

Para mais informação vá a Mais Lugar Sagrado > FAQ, em baixo.