User Settings

  • Background
  • Fade speed
  • Music
  • Text size
Choose a backgound theme.
Choose the speed the daily prayer fades between stages.
Choose music to play during the daily prayer.
Choose the size of the text for your daily prayer.

Acerca do Lugar Sagrado

O Lugar Sagrado inspira-se na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, um basco do século XVI, cuja intuição a respeito da obra de Deus no coração humano tem ajudado muita gente ao longo dos séculos e se revela, hoje mais do que nunca, muito útil.

O Lugar Sagrado é uma obra da Província Irlandesa da Companhia de Jesus – os Jesuítas. O site teve origem nos gabinetes do Jesuit Communication Centre, Irlanda, em 1999. Pouco tempo depois muitas outras línguas se foram introduzindo.

O logotipo do Lugar Sagrado baseia-se num motivo jesuítico bem estabelecido, com frequência designado uma ‘irrupção solar’, que se utiliza para rodear as letras IHS, um monograma do nome de Jesus. A rosa-dos-ventos – utilizada para distinguir os pontos cardeais na navegação – inspira-se na imagem da expansão do anúncio do Evangelho, uma vez que o Lugar Sagrado, tal como gerações de jesuítas, ultrapassa barreiras e explora novas fronteiras à medida que a mensagem da Boa Nova se transmite para Norte, Leste, Oeste e Sul. As ideias de movimento, descoberta, exploração, orientação e florescimento, sugeridas pelo logotipo, associam-se à iluminação e oração que o Lugar Sagrado visa proporcionar. Adoptou-se o símbolo actual em 2011.

Utilizar o Lugar Sagrado

Pode parecer estranho rezar ao computador, em frente de um monitor ou utilizando o seu smartphone, especialmente se no meio de outras pessoas ou de ruídos que podem distrair. Mas Deus está em toda a parte, envolvendo-nos, constantemente se aproximando de nós, mesmo nas situações mais improváveis. Quando caímos na conta disto, podemos, com alguma prática, rezar em qualquer lado!

Propomos as páginas do site para a/o orientar através de uma sessão de oração em seis etapas, incluindo a preparação do corpo e da mente e culminando na reflexão acerca de uma passagem da Escritura especialmente escolhida para o dia em causa. As etapas são:

 Presença de Deus

 Liberdade

 Tomada de consciência

 Palavra de Deus

 Diálogo

 Conclusão

Embora escritas na primeira pessoa – “eu” – a oração deve-se fazer, mais do que ler. Cada etapa é uma forma de exercício ou meditação, que facilita a comunicação com Deus e a presença de Deus na sua vida.

Textos da Escritura

As citações da Escritura são recolhidas de traduções autorizadas da Bíblia, utilizadas com as necessárias permissões.

Outros materiais

Todo o restante material no nosso site é propriedade do Lugar Sagrado (sujeito de copyright). Para mais informação, veja Contactos. A apresentação, conteúdo e textos incluídos no site foram produzidos em colaboração com as equipas linguísticas em todo o mundo. Pedidos de licença de reprodução de quaisquer materiais das versões linguísticas podem ser dirigidos directamente aos editores linguísticos locais – ver a página dos Contactos da respectiva versão linguística.

Para mais informação vá a Mais Lugar Sagrado > FAQ, em baixo.

Mais Lugar Sagrado

o site de oração criado pelos jesuítas irlandeses